Tendinite calcárea
A tendinite calcárea é uma condição comum entre as patologias do ombro. A dor é o principal sintoma, que pode ser acompanhado de dificuldades de movimentos. Nessa doença ocorre calcificação no interior dos tendões do manguito rotador. Normalmente o sintoma é súbito, traz grande desconforto e limitações para as atividades do cotidiano.
Não se sabe ao certo a causa da doença, que é mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos.
O diagnóstico
O exame físico e as informações do paciente levam o ortopedista a suspeitar da tendinite calcária. O principal exame a ser feito é a radiografia, que é suficiente para o diagnóstico. Em poucos casos são necessárias ultrassonografia e ressonância magnética.
O tratamento
O objetivo inicial é diminuir a dor. Medicações analgésicas potentes são utilizadas com freqüência. Para os indivíduos que podem fazer uso, os anti-inflamatórios são boas escolhas.
Assim que possível, um programa de fisioterapia deve ser iniciado para evitar grandes perdas de movimentos e também atuar na melhora da dor.
De acordo com a evolução da doença, o ortopedista pode indicar outras possibilidades de tratamento. As infiltrações podem trazer alivio em alguns casos e devem ser consideradas durante o tratamento. Além disso, a terapia por ondas de choque é uma arma importante, principalmente para pessoas que não responderam bem às primeiras medidas.
A cirurgia é a última opção no tratamento e não é necessária na maioria dos casos. No procedimento é feita a perfuração do tendão para que a calcificação extravase. A melhora costuma ser bastante satisfatória.
A dor da tendinite calcárea costuma ser intensa, porém o tratamento é efetivo.