Luxação acromioclavicular

A junção entre a clavícula e a escápula é chamada de articulação acromioclavicular.

A luxação é a perda do contato normal entre os ossos, causada por algum trauma na região.

Trata-se de uma condição bastante dolorosa no momento da lesão, com grande dificuldade para movimentação do ombro. Pode ser percebido um aumento de volume (inchaço) na região lateral do ombro, que coincide com o local da dor.

As luxações acromioclaviculares podem se confundir com as luxações do ombro ou fraturas da mesma região. Dessa forma, é importante a abordagem correta desde a ocorrência do trauma.

Nem todas lesões são iguais. O exame médico e as radiografias adequadas são o caminho para o diagnóstico correto. O ortopedista utilizará uma classificação para a luxação, que indica a gravidade da lesão e as possibilidades de tratamento. Essa classificação vai do grau 1 ao grau 6 e orienta sobre os ligamentos rompidos e as possibilidades do tratamento. As lesões menos graves são tratadas com repouso na tipóia e medicação analgésica. Mesmo os casos mais simples podem trazer desconforto ao paciente durante um longo período de tempo. Por isso, o acompanhamento ortopédico é importante, bem como a reabilitação fisioterápica.

O tratamento cirúrgico é indicado para as lesões mais graves. A decisão entre operar e não operar é baseada em estudos médicos que apontam quais os casos têm benefícios com a cirurgia. Logicamente, quando os resultados da cirurgia são iguais aos do tratamento conservador, optamos pelo caminho mais simples, que é não operar. Quando é necessária a cirurgia, Existem diversas técnicas possíveis e cada ortopedista tem seu método de escolha.

Gostou? Deixe seu like!