Artroses do ombro

O quadro de artrose é caracterizado pelo comprometimento progressivo da articulação, com erosão da cartilagem que reveste os ossos. Sem a cartilagem os ossos tendem a se deformar, o que causa atrito entre eles, lembrando um desgaste entre duas peças mecânicas. Além disso, há tendências por processos de inflamação crônica, o que aumentam ainda mais a dor.

Normalmente os sintomas se iniciam de forma lenta, com aumento progressivo. A dor e a dificuldade de movimento são as queixas mais comuns.

No ombro, temos três articulações que podem ser acometidas:

• acromioclavicular – entre a clavícula e a escápula
  • esternoclavicular – entre o esterno e a clavícula, ou seja, mais próxima ao peito
  • glenoumeral – entre o úmero, que é o osso do braço, e a escápula.

O diagnóstico é feito pela história dos sintomas e pelo exame médico. Radiografias simples são suficientes para confirmar a doença. Em algumas circunstâncias específicas são necessários outros exames como ressonância ou tomografia.

O tratamento tem objetivo de aliviar os sintomas. São usadas medicações analgésicas e medidas de repouso e fisioterapia, a depender de cada daso.

As atroses esternoclaviculares são mais raras e geralmente melhoram com uso das medicações corretas.

No caso das atroses acromioclaviculares os sintomas variam bastante, desde dores leves, que não atrapalham as atividades do dia-a-dia, até dores intensas que impedem o movimento do ombro. O tratamento medicamentoso, o repouso e a fisioterapia são suficientes na grande maioria das vezes. Em alguns casos as infiltrações podem contribuir muito na melhora, desde que indicadas e feitas pelo médico. São raros os casos em que há necessidade de cirurgia para a artrose acromioclavicular.

Artrose glenomumeral

Trata-se da situação mais séria entre as artroses do ombro. Com o tempo os movimentos podem ficar muito diminuídos e as atividades simples, como pentear cabelo e vestir roupas ficam cada vez mais difíceis. O tratamento sempre começa com medicamentos, fisioterapia e mudança de atividades. Infelizmente ainda não existe medicação que faça a regeneração completa da cartilagem. Quando não há melhora ou quando a doença progride, os tratamentos cirúrgicos passam a ser considerados. Em ultimo caso é indicada a artroplastia do ombro, que é a retirada do osso desgastado e sua substituição por uma prótese. Existem diversos tipos de próteses. Este é um procedimento cirúrgico de grande porte e deve ser muito bem planejado e discutido.

Principais causas de artroses do ombro:

• sequela de fraturas
  • artrite reumatóide
  • osteonecrose
  • sequela de lesões do manguito rotador
O tratamento cirúrgico quase nunca é a primeira escolha.