O manguito rotador

As doenças do manguito rotador são as principais causas de dor no ombro e levam milhares de pessoas todos os anos aos consultórios ortopédicos.

O que é o manguito rotador?

O manguito rotador é um conjunto de tendões que envolvem a articulação do ombro quee são muito importantes para execução dos movimentos.

Para que o ombro seja a articulação de maior mobilidade do corpo, todos os músculos e tendões devem estar em perfeito funcionamento e manter o equilíbrio em todas as posições.

Quando há alguma alteração nos tendões do manguito rotador, as queixas mais comuns são a dor e a dificuldade de movimento. A noite costuma ser o período mais doloroso.

O que causa a dor?

Muitas situações podem causar dor do manguito rotador. Exercícios com o braço erguido durante muito tempo causam sobrecarga nos tendões. Pessoas que tem funções de trabalho repetitivo com membro elevado ou prática de esportes que usem o braço acima do nível do ombro são propensos a esse tipo de dor. Entretanto, o principal fator relacionado às lesões do manguito rotador parece ser o envelhecimento, com a perda de resistência dos tendões.

Além disso, muitas lesões são causadas por traumatismos em quedas ao solo ou prática esportiva.
O manguito rotador é fonte de dor quando está inflamado ou mesmo lesionado. As inflamações do tendão são chamadas de tendinite e quase sempre são associadas à inflamações da bursa, as bursites.

A maneira correta do diagnóstico é a avaliação ortopédica, com exame físico adequado, que pode indicar qual tendão está acometido. Quando necessários, exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética são instrumentos que ajudam entender melhor as lesões do manguito rotador.

Bursite

A bursa é um fino tecido presente em diversas regiões do corpo, com objetivo de diminuir o atrito entre as estruturas que se movimentam. Quando a bursa está inflamada usamos o termo bursite. O ombro é um local frequente dessas inflamações.

Bursite – inflamação no ombro

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões. No caso específico do ombro, os tendões e a bursa geralmente estão acometidos em conjunto, ou seja, com tendinite e bursite associados.

Rupturas do manguito rotador

A função dos tendões é transmitir a força do músculo para produzir movimento das articulações.

Se o tendão está rompido, o músculo se contrai, mas  o movimento e a força ficam prejudicados, causando dor.

No ombro, o tendão que se rompe com mais frequência é o supraespinal,

As rupturas do manguito rotador não são todas iguais. Elas podem ter tamanhos e localizações diferentes, o que interfere no tratamento ortopédico.

O diagnóstico das rupturas do manguito rotador

A suspeita para o diagnóstico se inicia pela história de dor e dificuldade de movimento. O exame médico é fundamental para investigar as doenças que têm sintomas semelhantes e podem comprometer o tratamento. Após a avaliação ortopédica, pode ser necessário um exame de imagem para melhor entendimento da provável lesão. Esse exame não substitui a avaliação do ortopedista e nunca deve ser feito sem a indicação correta, pelo risco de confundir o diagnóstico.

O tratamento

É    interessante notar que nem todas as lesões trazem dor ao ombro. Com o envelhecimento, muitas pessoas têm rupturas dos tendões e nem sabem, levando a vida normalmente.

Felizmente o tratamento da maioria das situações relacionadas ao manguito rotador  é feito de forma simples, com medicação analgésica, repouso e reabilitação fisioterápica.

Entretanto, o tratamento pode ser prolongado e requer disciplina e dedicação.

A cirurgia é uma opção quando não há melhora com essas medidas iniciais. São raras as indicações de tratamento cirúrgico logo nos primeiros momentos dos sintomas. A decisão pelo procedimento não é simples e deve ser feita por ortopedista capacitado, contando com a compreensão do paciente.

O objetivo da cirurgia é suturar o tendão do manguito rotador  junto ao osso de onde ele se desprendeu.

A cirurgia pode ser feita com incisões convencionais ou com uso de videoartroscopia. Nesta modalidade são usados pequenas incisões no ombro, com instrumentos especiais, o que pode trazer menos desconforto no período pós-operatório. Entretanto, ao final de um período de tempo, não parece haver diferenças nos resultados dos pacientes operados pela técnica aberta ou artroscópica, ou seja, não há uma técnica melhor do que a outra e o mais importante é a capacidade do cirurgião com cada uma das possibilidades.

O repouso e a reabilitação após a cirurgia são tão importantes quanto o procedimento. O uso de tipóia após a cirurgia normalmente é de seis semanas. Depois deste período começa a reabilitação fisioterápica para diminuir a dor e ganhar movimentos. O fortalecimento da musculatura do manguito rotador se inicia em torno de  dois meses após procedimento.

O paciente deve ter a compreensão de que sua dedicação é ponto fundamental no tratamento.

Características da dor em lesões do manguito rotador

• dor noturna
  • piora ao erguer o braço
  • não se consegue definir bem o local da dor

Fatores que pioram os resultados cirúrgicos

• Baixa qualidade do tendão
  • Lesões muito grandes
  • Tabagismo
  • Falta de cooperação do paciente
  • Problemas trabalhistas.
Bursite e tendinite quase sempre acompanham as rupturas dos tendões do manguito rotador

O tratamento da maioria das lesões não envolve cirurgia.

A  dedicação do paciente é fundamental para o bom resultado