Dor no ombro

As dores no ombro são muito frequentes na população e correspondem à segunda queixa mais comum nas consultas ortopédicas de pronto atendimento.

Com a dor, muitas atividades do dia a dia ficam limitadas, como vestir roupas, erguer o braço, realizar atividades de trabalho e esportivas. Atém disso, o desconforto durante a noite prejudica a qualidade do sono. Na maioria dos casos não se consegue apontar o local preciso do sintoma, pois percebe-se de que a dor de forma difusa, podendo ser sentida desde o pescoço até o braço.

A causa da dor nem sempre é facilmente identificada. É mais evidente em situações de esforço intenso com os membros superiores, ou quando há algum traumatismo na região. Entretanto, em grande parte dos casos não se consegue dizer ao certo a origem do problema. Sabe-se que atividades com movimentos de repetição e o próprio envelhecimento são fatores associados ao surgimento de doenças dolorosas.

Abaixo, temos uma lista de diagnósticos possíveis para as dores do ombro:

• Síndrome do impacto, bursites, tendinites
  • rupturas do manguito rotador
  • Capsulite adesiva
  • tendinite calcárea
  • artroses
  • fraturas, luxações e contusões
  • dores musculares.

Algumas condições são mais preocupantes quando estão relacionadas à dor no ombro:

• História de trauma, convulsão ou choque elétrico
  • Dores em diversas articulações ao mesmo tempo
  • História de doença maligna
  • Perda de peso,
  • Febre
  • Deformidade, massa ou inchaço de grandes proporções.

Felizmente, a grande maioria das pessoas com dores no ombro vai ter esse sintoma de forma temporária e melhorar com tratamentos simples, com medidas de repouso e medicação adequada. É essencial a participação do ortopedista desde o diagnóstico até a indicação do tratamento, a fim de se evitarem atrasos e agravamento de possíveis lesões.

Em caso de dor no ombro, tente pensar nas seguintes questões:

• Houve algum trauma no local nos últimos dias?
  • Essa dor já ocorreu em outros momentos?
  • Houve alguma atividade mais intensa que pode ter relação com a dor?
  • A dor é constante ou apenas quando se move o braço?
  • Algum outro local do corpo dói?