Capsulite adesiva – o ombro congelado

A capsulite adesiva é uma doença que tem como característica a dor intensa e a diminuição do movimento do ombro. Na maioria dos casos, a dor é o sintoma que leva a busca pelo atendimento médico.

A doença ocorre na cápsula articular, estrutura muito resistente que recobre a articulação. Em termos gerais, a cápsula se torna dolorosa e enrijecida, dificultando o movimento e comprometendo diversas atividades do cotidiano.

Causas da doença

Existe uma forte associação da capsulite adesiva e algumas doenças como diabetes, hipotireoidismo e hipertireoidismo. O uso de medicação anticonvulsivante é outra causa comum. Além disso, a capsulite pode surgir após um período que o ombro precisou ficar imobilizado, como no tratamento de fraturas do úmero e clavícula.

Os sintomas

Como mencionado, a dor é o principal sintoma da doença. Costuma ser de forte intensidade e progredir rapidamente. Em poucos dias o ombro já se encontra bastante limitado, com desconforto ao movimento, ao repouso e durante a noite. Torna-se difícil realizar tarefas simples, como erguer o braço para se vestir ou se pentear, manusear objetos com o braço levantado ou sustentar peso.

A doença tem um curso definido em três fases. A primeira fase é dolorosa e muito incapacitante. Na segunda fase a dor diminui, mas o movimento fica prejudicado como se o ombro estivesse preso, “congelado”. Na terceira fase acontece a melhora gradual do quadro, com progressivo ganho de movimento e retorno às atividades normais. Dessa forma, a doença tende a melhorar, porém o tempo pode ser muito prolongado. O objetivo do tratamento é encurtar esse período.

O diagnóstico

A avaliação adequada e rápida pelo ortopedista é ideal para que seja iniciado o tratamento correto. A principal forma de diagnóstico é a associação da história contada pelo paciente e o exame físico do ombro. Os exames complementares como ressonância magnética e radiografias somente são necessários quando existe suspeita de outra causa de dor no ombro, como doenças do manguito rotador e artrose.

O tratamento

Mesmo sabendo-se que a doença tem prognóstico favorável, porém o tempo pode ser prolongado Inicialmente, o objetivo é eliminar a dor e trazer conforto ao paciente. Nessa etapa é fundamental o uso de medicação adequada. Alguns casos necessitam de outras formas de controle da dor, como bloqueios de nervos e infiltrações. Em um segundo momento, após o controle da dor, o foco é a recuperação do movimento. A fisioterapia adequada dá suporte ao paciente durante todo o tratamento.

É muito importante o paciente entender que o tratamento é prolongado e requer muita dedicação. Os resultados melhores e mais rápidos acontecem em pessoas cooperativas e empenhadas.

A cirurgia não é indicada para a melhora da dor, mas sim para ganho de movimento. Felizmente, são raros os casos que necessitam de tratamento cirúrgico. Quando indicados, esses procedimentos são feitos através de artroscopia.